São diversas opções de açúcar para se consumir, mas o importante é não ultrapassar o limite de 25 gramas do produto por dia.
No açúcar refinado, alguns produtos químicos como o enxofre são adicionados, para deixar a coloração branca, o que faz com que o produto perca vitaminas e minerais, assim a escolha mais saudável seria um menos processado.
Todos os tipos de açúcar são bem calóricos, com o poder de aumentar a glicose no sangue, por isso segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade máxima consumida deve ser de 6 colheres de chá.
O açúcar Demerara e o Mascavo não têm aditivos químicos, sendo que o Demerara passa por pouco refinamento.
“O melado de cana é o açúcar na forma líquida e adoça bastante. Não passa pelo refinamento e é rico em em ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre.
O açúcar orgânico, também de coloração escura, é mais saudável que o refinado por utilizar uma cana sem agrotóxicos e nenhum aditivo químico”.
“os açúcares de frutose, como o açúcar de coco e de milho, têm alto valor nutricional e baixo valor glicêmico quando comparado com o açúcar refinado da cana”.
Outro açúcar com baixo valor glicêmico é o de Estévia, adoçante natural, feito a partir da folha de Estévia, pode ser encontrado em gotas ou em pó, alguns se queixam de seu sabor.
Texto baseado em: https://g1.globo.com/bemestar/viva-voce/noticia/2020/06/16/acucar-quais-sao-as-opcoes-para-adocar-os-alimentos-e-quais-sao-as-mais-saudaveis.ghtml
Imagem: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/acucar-na-alimentacao-diabetes-obesidade.htm