Nesta terça, 1°, a Polícia Federal cumpre quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Belo Horizonte e na região metropolitana em São José da Lapa, a fornecedores de álcool gel para prevenir a Covid-19.
Há a suspeita de crime contra a saúde pública, o produto distribuído pode não ter eficácia comprovada.
Após a PF de Porto Alegre (RS), notar que o álcool gel comprado para uso interno não estava de acordo com as expecificações de saúde, se iniciou as apurações em agosto deste ano.
Os fornecedores têm sedes em BH e São José da Lapa, conforme informa a PF, a apuração se deu por conta da diferença de informações entre as especificações técnicas de rotulagem e eficácia do produto.
A 35° Vara Criminal da Justiça Federal em Belo Horizonte expediu os mandados, a ação é feita em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Belo Horizonte (VISA).
Os envolvidos podem responder pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinaisw e pelo crime de estelionato, segundo informou o G1, as penas podem chegar a 15 e 7 anos de prisão.
Texto baseado em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/12/01/pf-realiza-acao-em-minas-gerais-para-combater-fraude-em-alcool-gel-usado-para-prevenir-covid-19.ghtml