A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (24/10), a Operação Pão e Circo que busca prender suspeitos de compra de votos na cidade de Serranópolis, em Goiás. Foram cumpridos onze ordens judiciais, dois mandados de prisão preventiva e nove de condução coercitiva.
Um grupo de pessoas teria doado cestas básicas e combustível em troca de votos na eleição municipal do dia 2 de outubro. A investigação também descobriu o uso irregular de CPFs de eleitores em prestações de contas eleitorais.
Os envolvidos foram indiciados por compra de votos e falsidade ideológica. A operação acontece no último dia antes do artigo 236 do Código Eleitora entrar em vigor nos municípios onde acontecerá o 2º turno das eleições. A lei eleitoral proíbe qualquer decreto de prisão cinco dias antes e até dois dias depois do pleito.
O nome da operação faz alusão à política “Pão e Circo”, uma expressão criada pelo poeta romano Juvenal, em sua obra “Sática”, que faz uma crítica social ao modo como os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.
Fonte: Correio Braziliense