Nesta segunda, 12, a Polícia Federal deflagrou a operação Flight Level, que visa combater crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Foram representados por dois mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas de 29 pessoas físicas/jurídicas, sequestro de 15 veículos, cinco imóveis e oito aeronaves, além da suspensão das atividades de seis empresas.
Os mandados foram expedidos pela 11° Vara Criminal Especializada da Seção Judiciária de Minas Gerais, são cumpridos por 90 policiais federais em Belo Horizonte, Lagoa Santa/MG, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
Em outubro de 2020 se iniciaram as investigações, após apreensão de avião com 175Kg de cocaína no Aeroporto Internacional de Lisboa/Portugal. O avião pertencia a um executivo brasileiro, e teria partido de Belo Horizonte/MG.
A PF identificou que para transportar a droga, teria havido participação dos sócio fato/operadores do avião em um esquema de transporte de drogas por meio de aviões privados. Foi possível identificar o uso de “laranjas” e “fantasmas”.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, podendo cumprir até 33 anos de prisão, se condenados.