A Polícia Federal deflagrou nesta terça, 6, a Operação “RASURAS”, com objetivo de combater fraude à licitação, em Fronteira dos Vales/MG.
A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), as investigações começaram em novembro de 2019, depois de a PF receber nota técnica da CGU, que apontava irregularidades na aplicação de recursos federais repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) ao município.
Mais de R$ 514 mil dos R$ 910 mil reais pagos às empresas para aquisição de equipamentos foram gastos em equipamentos que não foram localizados nas unidades de saúde beneficiadas, 55,47% dos recursos federais não chegaram a população de Fronteira dos Vales.
Foram apreendidas mídias computacionais, celulares, cinco mandados de busca e apreensão, quebra de sigilo bancário de sete empresas, quatro pessoas físicas.
Houve o bloqueio de meio milhão de reais, expedidos pela justiça de Teófilo Otoni/MG. 12 policiais e seis auditores cumprem dois jmandados em Itaobim/MG e três mandados em Fronteira dos Vales.
Os suspeitos responderão por fraude a licitação, fraude a licitação em prejuízo da Fazenda Pública, se condenados podem cumprir 10 anos de prisão.
Texto baseado em: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2020/10-noticias-de-outubro-de-2020/pf-combate-fraude-a-licitacoes