Joinville/SC – A Polícia Federal deflagrou a Operação Cibum, para investigar esquema criminoso, envolvendo uma cooperativa, servidores públicos e entidades assistenciais, responsável por fraudes no uso de recursos federais, em municípios catarinenses.
Policiais federais deram cumprimento a 6 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mafra. As buscas objetivam angariar qualquer elemento de prova que demonstre a relação e controles existentes entre Produtor – Cooperativa – Entidade, seja na entrega dos produtos/alimentos, seja no recebimento dos valores.
Entre os anos de 2004 a 2012 (em alguns locais até 2015), a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB destinou recursos a uma cooperativa, para que esta fornecesse alimentos produzidos por seus associados (agricultura familiar) a diversas entidades públicas localizadas em cidades do planalto norte catarinense.
Em três entidades assistenciais beneficiadas localizadas em Canoinhas/SC, verificou-se um conluio entre servidores públicos e representantes da cooperativa rural, que consistia na anotação do dobro das quantidades de produto fornecido efetivamente, ou seja, cada vez que a cooperativa entregava qualquer alimento nessas entidades, o responsável pelo recebimento assinava planilha onde constava sempre o dobro da quantidade fornecida. Apenas no ano de 2012, a CONAB destinou quase R$ 1 milhão para as entidades investigadas
Os investigados, na medida de sua participação, devem responder pelos crimes de associação criminosa (reclusão de 1 a 3 anos) e peculato (reclusão de 2 a 12 anos).
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Joinville/SC