O uso de máscara no combate a Covid-19 tem criado algumas informações que nem sempre são verdadeiras, vamos esclarecê-las neste post.
A afirmação que se respira menos oxigênio é falsa, não há evidência científica de que o uso da máscara cause hipóxia, falta de oxigênio no sangue, os matérias que são fabricadas permitem a entrada suficiente de oxigênio.
Não há fundamento científico que indique que o uso cause a ativação do próprio vírus.
O uso de máscara não causa hipercapnia, excesso de gás carbônico no sangue arterial, nem permite o aparecimento de fungos, nem doenças respiratórias se for usada de maneira adequada.
“Os especialistas consideram que utilizar máscaras para prevenir a covid-19 implica assumir vários riscos. O principal deles é que seu uso cria a falsa sensação de segurança de estar protegido o que, segundo a OMS, pode aumentar as possibilidades de infecção por SARS-CoV-2, pois a pessoa com máscara pode tender a tocar o rosto com as mãos sujas”.
Texto baseado em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-07-27/verdades-e-mentiras-sobre-o-uso-de-mascaras-contra-o-coronavirus.html?rel=mas