Há cinco anos atrás a Ansef Nacional, a PF, seus amigos e principalmente seus familiares, foram surpreendidos com a perda prematura do nosso Francisco Xavier Fontenele Neto, o famoso e conhecido XAVIER NETO ou XAXÁ. Encontrava-se ele com sua família de férias nos Estados Unidos quando foi vítima de um infarto fulminante. Nada mais justo do que reverenciar sua memória e expressar nossa solidariedade ao seu núcleo familiar.
Xavier foi Agente de Polícia Federal turma 1977, instrutor na Academia Nacional de Polícia e era especialista em fotografia aérea. Aposentou-se em 1995 e sempre residiu em Brasília. Documentou dezenas de operações pelo Brasil e seu acervo fotográfico doado pela família para nossa associação registra em pormenores a história da ANSEF, material importante que se encontra no momento sendo separado e preparado pela Diretoria de Comunicação Social para difusão e construção de painéis fotográficos.
Formado em Direito, Análise de Sistemas e Jornalismo, XAXÁ foi assessor da entidade mãe e da Diref durante vários mandatos. Escritor, nos legou com sua verve humorística livros intitulados Retrato Falado – Causos do Folclore policial, com passagens de nossas operações e seus personagens. Aos seus familiares e amigos nossa solidariedade nesta data de cinco anos quando foi ao encontro do Pai maior. Descanse em paz amigo, sua presença continua muito forte entre nós.