Quase 30 milhões de aposentados e pensionistas vão receber a primeira parcela do benefício até 8 de setembro, de forma escalonada. A estimativa é de que a liberação dos recursos poderá injetar R$ 18 bilhões na economia.
Beneficiários podem consultar o calendário de pagamento no site da Previdência ou nos postos de atendimento.
Os aposentados e pensionistas que aguardavam a primeira parcela do 13º já podem sacar o dinheiro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar parte do abono a partir de hoje. Ao todo, quase 30 milhões de aposentados e pensionistas vão receber os benefícios e injetar mais de R$ 18 bilhões na economia.
Os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1 terão o pagamento liberado hoje. Já os segurados que recebem acima do salário mínimo terão os benefícios creditados a partir de 1º de setembro. Para saber qual o número final do cartão, o exemplo é o seguinte: no benefício 123.456.898-4, o final é 8. O calendário de pagamento do 13º e o extrato dos benefícios estão disponíveis no site da Previdência Social.
O pagamento da folha de agosto e a antecipação do 13º serão depositados até 8 de setembro.
Por lei, têm direito ao 13º as pessoas que, durante o ano, receberam benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Nos casos de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido. Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não têm direito ao abono anual.
Fonte: Correio Braziliense