Setembro Amarelo

0

Foi realizado na data de 21/09/2022, um evento pela valorização da vida e prevenção do suicídio, promovido pela ABRAPOL – Associação Brasileira dos Papiloscopistas Policiais Federais e pela DIREF – Associação dos Servidores da Policia Federal no DF, no espaço Paulo Light.

 O evento contou com a presença DO PRESIDENTE DA DIREF – TOSCANINI BATISTA, PRESIDENTE DA ABRAPOL – MOACIR REGIS REGO, PRESIDENTE DA ANSEF NACIONAL – CARLOS ALBERTO TARTARONE, PRESIDENTE DO SINDIPOL – EGIDIO ARAÚJO NETO, PRESIDENTE DO SINPEC –  JOÃO COSTA RIBEIRO NETO, REPRESENTANTE DGP ANTONIO GABRIEL LIMA PUCCI FILHO, SUPERINTENDENTE REGIONAL DA PF NO DF, DPF VICTOR CESAR CARVALHO DOS SANTOS , PPF GLEDSTON, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA DA DIREF – PEDRO RAIMUNDO SEBASTIÃO DE ABREU, entre outros associados, convidados e funcionários da DIREF.

Para falar sobre o setembro amarelo foram convidadas a Sra. Rivânia Maria a qual deu seu exemplo de vida e de profissional da área de segurança pública; Maria Lucilene (servidora do DPF e neuro psicanalista), discorreu sobre as causas de depressão no meio policial e suas consequências e soluções viáveis para evitar o colapso mental que leva ao suicídio.

o DPF Victor Cesar Carvalho dos Santos, SR/DF, deu seu exemplo pessoal e informou que estar criando um programa de apoio para todos policiais federais do DF, que contará com atividade física, esportiva e com uma academia completa para treinamento físico.

o presidente do SINDPOL informou sobre a criação do serviço de apoio aos policiais federais que necessitam de apoio psiquiátrico e psicológico. Também foi anunciado a publicação de portaria na semana passada, que cria protocolo para atendimento específico para os casos de apoio psicológico, psiquiátrico na PF.

A neuropsicóloga Tatiana Lagares discorreu sobre os sistemas mentais simpático e parassimpático e o que pode levar a transtornos depressivos, bem como as formas de tratamento.

O presidente da ABRAPOL se mostrou empenhado para apoiar policiais federais que precisam de apoio psicológico e que devemos preservar a saúde física e mental para desempenho do nosso trabalho. O presidente da DIREF reforçou a importância desses eventos para preservação da vida de todos os servidores da PF. Aprendemos que as coisas mentais acontecem a prazo e aos poucos vai crescendo.

O divórcio, por exemplo, é uma das causas traumáticas graves que pode desequilibrar uma pessoa, assim como poucas horas de sono são prejudiciais para funcionamento do nosso organismo.

Precisamos iniciar nossa primeira hora do dia com coisas boas, pensamentos positivos, evitar ser escravo do celular, ter fé, acreditar que vai dar certo. Bons relacionamentos são extremamente importantes, assim como amigos verdadeiros são indispensáveis em nosso dia a dia.

Acredite que você é capaz de trilhar novos caminhos.  As palavras têm poder e devemos alimentar pensamentos positivos, tendo ao nosso lado a família, os amigos e os colegas de trabalho, nada é mais valioso que a nossa vida, a qual devemos vivê-la com muita paz e harmonia.

Share.

About Author

Leave A Reply